top of page
Buscar
Foto do escritorEder V.

QUAL É O MELHOR TIPO DE TIJOLINHO?

Atualizado: 12 de dez. de 2022

Depende muito do resultado almejado! No mercado há uma variedade de produtos, que fornecem distintos aspectos visuais, assim como pontos positivos e negativos. Neste artigo vamos ponderar a escolha ideal do revestimento, prevalecendo a composição e o melhor custo-benefício.


O revestimento tem o poder de trazer infinitas possibilidades para a decoração de um ambiente. Incorpora em sua essência múltiplas tendências, que revelam um charme único, podendo vislumbrar um estilo moderno industrial ou até mesmo composições contemporâneas, mostrando-se um ícone de versatilidade.

O produto original é o maciço, tijolo feito a partir de argilas e areias, usados para levantar paredes com função tanto estética quanto estrutural. No entanto, o tijolo original, Mattone em italiano, tem uma história muito antiga, em Roma, no século XIX. Naquela época, o tijolo era um artefato de estrito uso estrutural, marcado por estilo sóbrio e linear, evidenciado por uma arquitetura classicista. Entretanto, no início do século XX, o cenário arquitetônico começa a mudar, destacando a construção da Itália, que mostrava tijolos aparentes em ruas e casas.

Quando são feitos artesanalmente, levam ao projeto uma ambientação muito mais atraente, rústica e atemporal. Porém, traz desvantagens, como envolver muito trabalho no assentamento e dependendo da qualidade do material, esfarelar. Um outro possível ponto negativo é o fato de deixar uma junta larga, pelas grandes diferenças geométricas que tem esse tipo de material (fuga 2 cm usualmente).

Para seu uso em ambientes internos é recomendado lixar o produto para tirar a maioria do pó e farelo e aplicar uma resina para evitar mais dispersão. Isso infelizmente deixa um aspecto um pouco artificial.


tijolo tijolinhos fachada
Tijolos maciços rusticos

Uma outra opção para ter os tijolinhos de acabamentos é utilizar papel de parede. O custo se torna mais acessível em relação ao tijolo maciço, além da rápida aplicação. Uma vez aplicado, se for de qualidade já está pronto para ser aproveitado. A principal desvantagem, mesmo tendo um aspecto mais fiel, é ter a sensação de uma imitação de produto causada tanto pela textura visível, o toque e a aparência com um pattern repetitivo.


tijolinho papel de parede
Papel de parede tijolinho a vista

Piso cerâmico também surge como uma escolha que imita os tijolos, o custo do material também é mais barato e infelizmente o resultado muitas vezes pode ficar repetitivo e irreal, na qual facilita sua percepção, podendo tirar o charme do ambiente em questão.


piso revestimento tijolinhos
Piso cerâmico que imita tijolinhos

Existem no mercado produtos plásticos que imitam tijolinhos, a principal vantagem é ter um produto já pronto para o uso e de instalação muito rápida. Porém, como as outras imitações de papel de parede, demonstra um padrão muito contínuo evidenciando um visual falso.


revestimento tijolinho plastico branco
Revestimento de plástico que imita tijolos

Os tijolinhos de gesso são uma opção barata, às vezes dá para fazer em casa mesmo trabalhando com uns moldes específicos barateando ainda mais o custo. Esse produto é limitado na quantidade de formatos que estão em posse do produtor ou cliente, onde a cor acaba tendo uma imagem sintética, comumente pintado e impermeabilizado, não emana uma sensação ao ambiente como o tijolo natural. Um outro ponto negativo desse produto é a fragilidade, pois o gesso não apresenta uma robustez alta, podendo quebrar-se facilmente sem um ato proposital.


tijolinho gesso forma
Forma de tijolinhos de Gesso

Atualmente, os revestimentos cimentícios vem ganhando destaque em composições, marcados por uma grande variedade de tamanhos e texturas. Em relação ao valor, são mais caros que os produtos em gesso, papel de parede e pisos cerâmicos, pois o processo industrial juntamente com a matéria-prima utilizada normalmente encarece o preço do tijolinho. O assentamento é simplificado, por ser um revestimento com espessura pequena e pode ser colado na parede com argamassa. O resultado fica muito bom, dependendo do fornecedor, o produto terá uma durabilidade quase permanente, assim como a cor pigmentada que se manterá ótima ao longo dos anos! A impermeabilização garantirá ainda mais a qualidade da aparência do revestimento diante sua vida útil. Para isso é recomendável o uso de Hidrofugantes ou Oleofugantes modernos que vão agir contra umidade e evitar manchas, onde a escolha do mesmo deve ser feita pela opção que favorece manter o aspecto visual.



Encerrando, temos como uma última opção e talvez a mais interessante, os tijolinhos brick (feitos de terracota, conhecidos como brique ou revestimento cerâmico), são um brilhante escolha para quem busca um toque de originalidade e bom gosto. Aqui, a qualidade também não é diferente, vai depender muito do fabricante, mesmo existindo muitas marcas conceituadas no mercado. Procure evitar os preços muito baixos em produtos desse calibre, pois geralmente correspondem ao uso de matérias primas de baixa qualidade e economia na queima das peças, o que consequentemente demonstra possíveis esfacelamentos, além da altíssima absorção e pouca resistência mecânica. Por outro lado, temos produtos de qualidade de empresas que estão presentes no mercado há muito mais tempo, que além de usar as melhores matérias primas, temperatura de queima adequada, eles oferecem talvez o melhor custo-benefício para quem tem um ótimo senso de elegância e ama decorar a própria casa. Esse tipo de revestimento transcende tendências, se encaixando perfeitamente em diversas composições, por conta de sua principal característica, onde cada peça tem seu desenho único, traduzido em autenticidade e originalidade.



Tabela comparativa entre os variados tipos de tijolinho:

Ceramicos Naturais revestimento design de interiores
Características Tijolinhos



1.402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page